Quem Somos

O Instituto Geração – Unidades Produtivas, é uma Organização da Sociedade Civil – OSC, criada em  31/07/1995  que realiza um trabalho preventivo e de   proteção e de promoção das crianças e dos adolescentes em vulnerabilidade social do município de Itapetininga, buscando o pleno desenvolvimento para formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com o meio e com a sociedade na qual estão inseridos.

    À época da criação da Instituição, estava iniciando o Projeto Mudas da Cidade destinado a crianças em vulnerabilidade social e com defasagem escolar na Estação Experimental de Itapetininga do Instituto Florestal do Estado de São Paulo em parceria com o Conselho da Criança e do Adolescente – CMDCA, Prefeitura de Itapetininga e Diretoria de Ensino da Secretaria de Educação do Estado. O Instituto Florestal cedeu o espaço e a orientação técnica para as atividades no viveiro e na coleta de sementes, a Diretoria de Ensino, fornecia o professor da classe de Ensino Fundamental e professores de apoio, a Prefeitura fornecia o transporte e a merenda e o CMDCA contribuiu com os uniformes e a coleta de recursos via Fundo Municipal da Criança e do Adolescente para o pagamento mensal   de bolsas de estudo para os participantes do projeto no valor de meio salário mínimo. Por meio do Unibanco Ecologia e do Instituto Florestal, foi construída e equipada a sede do Projeto Mudas da Cidade na Estação Experimental de Itapetininga. Além disso, o Unibanco Ecologia doou um veículo para as atividades de campo, a coleta de sementes e o plantio de árvores nativas e ornamentais em áreas urbanas e para a recuperação de áreas naturais degradadas. Essa parceria alavancou o Projeto Mudas da Cidade, porém era necessário ter uma figura jurídica de instituição sem fins lucrativos para   legalizar os repasses dos recursos. Dessa forma o Instituto Geração assumiu a direção do Mudas da Cidade.

    Foi um trabalho à época, de muito engajamento da sociedade itapetiningana. A partir daí começam os trabalhos burocráticos, a luta, a persistência e a garra da equipe Diretora para o bom atendimento aos assistidos e a manutenção dos diversos projetos, alguns desses já encerrados: Gari, Adolescente Cidadão, Liberdade Assistida, Casa do Adolescente e Fundação Casa e outros projetos em andamento: Flanelinha, Mudas da Cidade, transformando o Futuro e Movimento Jovem. Neste ano de 2020, o Instituto Geração completou 25 anos de existência, período no qual atendeu no município aproximadamente 48.000 crianças e adolescentes.

    Foram 25 anos de muitas conquistas, quer no desenvolvimento educacional, social, na superação das crianças e dos adolescentes, quer no reconhecimento da Entidade no âmbito municipal e estadual. No ano de 2006 o Instituto Geração, foi selecionado pelo Governo do Estado de São Paulo em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), como uma das 23 instituições no Estado que desenvolvem as boas práticas de ação social. 

Missão

Oferecer atendimento de qualidade às crianças e aos adolescentes de Itapetininga que estejam em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades socioeducativas e de formação criativa e produtiva, visando à autonomia responsável dos atendidos nas suas atividades diárias para que tenham um pleno desenvolvimento.

Visão

Acompanhar a dinâmica e as tendências das políticas sociais, educacionais, ambientais e econômicas, procurando ser referência no munícipio de Itapetininga na prestação do serviço social de qualidade para o público infanto-juvenil.

Valores

Qualidade: prestar serviços com transparência, eficiência e justiça social.

Ética: desenvolver os trabalhos com as crianças, adolescentes, familiares, colaboradores e parceiros, baseados nas relações de respeito e confiança.

Inovação: promover os trabalhos com dinamismo e aprimoramento contínuo, buscando alternativas no diálogo, na arte e no meio ambiente para obtenção dos melhores resultados.

Membros da Diretoria

Leonel Serra de Souza Borges – Presidente
Sueli Aparecida Cylos Hoshino – Vice-presidente
Alceli Vieira de Oliveira – Primeira Tesoureira
Edson de Oliveira – Segunda Tesoureira
Barbara Heliodora Soares do Prado – Primeira Secretária
Maria José Soares Larotonda – Segunda Secretária

Reiko Takahashi, Edilson Vieira Bueno e Maria Lucia Batista Leme Nalesso – Conselho Fiscal
Carlos Alberto Biazon Sena, Maria Neusa Valério Trevisani e Maria Katiko Homma Takahashi –
Suplentes do Conselho Fiscal